domingo, 21 de novembro de 2010

Fico um bocadinho zangada!


Reconheci-me num post que a Simone escreveu ontem. Ela partilhava que, e passo a citar,

"As pessoas que não me conhecem direito normalmente se espantam: “Mas você borda???” A palavra “borda” sai assim pronunciada com um misto de incredulidade e desqualificação, como se bordar fosse coisa de mulheres de antigamente, submissas, sem formação ou capacidade técnica para ocuparem postos de Presidente da República, por exemplo."

E eu concordo TANTO com a Simone.

Já passei por inumeras situações destas. De espanto. Algumas pessoas ficam espantadas quando sabem que eu bordo. Ficam espantadas quando sabem que o meu hobbie preferido é o ponto cruz.

Já ouvi comentários patéticos do género:

"Não tens estilo de quem borde" (esta é a mais comum!)
"Nunca pensei que fosses uma fada do lar"
"Ponto cruz?! Quadros religiosos e toalhas de flores?!"
"Até parece que não tens mais nada do que fazer"
"Nunca pensei que te dedicasses à costura!"

Infelizmente, creio que no nosso país (Portugal) o ponto cruz não é uma arte reconhecida e valorizada. É, ainda muitas vezes,  associada a "mulheres de antigamente, submissas, sem formação ou capacidade técnica".


Por outro lado tenho  desconhecidos, colegas, amigos e familiares a apreciar os meus pontos fishinhos! E fico feliz com isso! =)

Boa semana!

14 comentários:

  1. Joanita, obrigada pela citação, fiquei super honrada. Vamos continuar bordando e sendo felizes! Beijocas, querida!

    ResponderEliminar
  2. Joanita, essas pessoas que nos dizem isso não merecem nossa raiva. Merecem antes nossa pena. Pois não sabem o quanto somos felizes por praticar o bordado como forma de laser e, muitas vezes, de acréscimo a nossa renda.
    Com certeza o passatempo de muitas delas é falar da vida dos outros e farrear por ai.
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Olá Joanita, é frequente isso acontecer sim...já levaste ponto cruz para a praia?? Mesmo que seja assim um trabalho super pequeno e simples??
    Se não levaste experimenta no próximo ano.Aí sim vais-te espantar, fica tudo a olhar como se fossemos extra terrestres, sejam raparigas da nossa idade, a senhoras muito mais velhas a homens...até nos sentimos mal, acredita.
    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  4. Olá Linda!!

    Realmente,nos dias de hoje, não podemos dizer que "bordamos", que as pessoas acham impossível.
    Eu adoro todo o tipo de bordados e tento aprender sempre que posivel mais e mais.
    Compreendo perfeitamente o que descreves no blog porque já me tem acontecido o mesmo.
    Ainda á poucos dias me disseram "faz crochet?? com a sua idade não é normal gostar destas coisas".
    Mas eu gosto e sinto-me muito feliz ao faze-las
    :-)
    Beijinhos
    Emília

    ResponderEliminar
  5. Querida, não se admire, pode estar certa que Portugal não é o único a ver o ponto cruz como "arte de desocupadas", aqui no Brasil sinto o mesmo, o mais estranho é que... aqueles que geralmente descriminam ao descobrir, sao os mesmos a tentar uma encomenda quando conhecem o meu trabalho, mas... pobrezinhos, caem do cavalo, pois não faço pra vender... apenas presenteio quem realmente merece.
    beijinhossssssssss

    ResponderEliminar
  6. No Brasil também ouvimos muito esse tipo de coisa, principalmente na região nordeste! Mas quem se importa! Quem não borda, não sabe o que está perdendo! Sempre levo meus bordados pra onde vou! Não me importo com os olhares e comentários! Adoooooro bordar! :-D
    Beijos!

    ResponderEliminar
  7. Passei há pouco no blog da Simone, também li e comentei. Aqui em Portugal o número de pessoas que bordam é ainda melhor, logo, esse factor-espanto aumenta exponencialmente!!! LOL!
    É impressionate mas é verdade, os bordados são associados às pessoas de idade, como uma "coisa de velhinha" :p Mas por outro lado, acho que o artesanato em geral tem vindo a crescer em Portugal, agora vemos mais workshops e mais gente jovem a fazer das mais diversas artes. Isso agrada-me muito.

    E claro, abençoada blogosfera que me permite partilhar e aprender tanto, conhecer artesãs dos quatro cantos do mundo e fazer tão bonitas amizades pelo caminho :D

    ResponderEliminar
  8. Aqui no Brasil não é diferente...
    Infelizmente as pessoas correm muito... tudo é muito descartável... por isso a dificuldade em entender as pessoas que se dedicam a algo tão delicado que precisa de tempo... carinho... dedicação... habilidade!
    Mas eu adorooooo...
    Beijos!

    ResponderEliminar
  9. Gentem!

    Eu não acredito nisso?!?!

    Olha, aqui todo mundo acha o máximo mulheres prendadas..eu tenho orgulho de dizer que bordo e todo mundo gosta muito..

    Ponto cruz além de ser lindo é uma grande terapia! Eu já ensinei até pra homem, acredita? Pois é..

    Bjim!

    ResponderEliminar
  10. Pois é Joaninha,
    Eu tb já passei por situações idênticas, como se fosse uma pessoa com a cabeça oca e com poucas ambições na vida, que ocupa o seu tempo a bordar em vez de ler..
    Eu faço de tudo um pouco e não quer dizer que me torne burra por 'bordar'.
    Sabes, tive uma entrevista para um lugar melhor dentro do meu departamento, e fui á entrevista com o Director de departamento que me perguntou quais os meus hobbys:Hesitei um pouco..mas disse-lhe: Gosto muito de ponto cruz, é o meu principal Hobby..Fez uma cara: Ah a sério? Muito bem.. Certo foi , consegui o lugar. :-)
    Bjos
    Carla

    ResponderEliminar
  11. Bom dia amizade.
    Estou de pleno acordo com voces.Que bom por aí daõ mais valores a um trabalho maravilhoso que é o ponto cruz.Meu filho borda,encontramos muitos preconceitos pela frente mas mesmo assim ele continue a adora.

    ResponderEliminar
  12. adorei você.dora. pintora de tapeçarias

    ResponderEliminar
  13. Querida Amiga, aqui no Brasil qualquer trabalho manual é visto com indiferença e sem o devido valor. Faço do slogan do Bradesco (banco aqui no Brasil). Bradesco, completo. É assim que me sinto, uma Bradesco, completa!!!!! Abreijos e muito sucesso.

    ResponderEliminar
  14. Obrigada pelas aulas aqui... muito bom!! bjus

    ResponderEliminar

Your comments make me happy! =)